Fraude do INSS: Bloqueio de bens, suspensão de descontos, demissões e mais; saiba mais sobre os descontos irregulares nas aposentadorias e pensões

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — fraude no INSS continua sendo investigada e o Governo Federal segue fazendo ações para reduzir o impacto para os segurados. Entre as ações está a suspensão de novos descontos, bloqueio de bens e até demissões. Descubra tudo que vem sendo feito para proteger o seu benefício.

Fraude no INSS: Bloqueio de bens, suspensão de descontos, demissões e mais;
saiba mais sobre os descontos irregulares nas aposentadorias e pensões
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A Polícia Federal, a AGU (Advocacia-Geral da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e o Ministério da Previdência Social seguem tomando atitudes para reduzir os impactos da Fraude no INSS. Além disso, a PF e a CGU ainda investigação a ação criminosa que desviou pelo menos R$ 6,3 bilhões.

As primeiras medidas foram exonerações de afastamento de servidores supostamente envolvidos ou que haviam sido informados sobre a fraude, mas não fizeram nada para contê-la.

Fraude do INSS resulta em demissões

O primeiro demitido foi agora ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, após isso o presidente Lula nomeou um novo presidente para o órgão, Gilberto Waller Júnior. Em seguida foi a vez do ministro da Previdência, Carlos Lupi, que nesse caso pediu demissão.

Segundo as investigações Lupi já havia sido alertado sobre a prática durante o governo Bolsonaro, mas não adotou medidas para contê-la. O escolhido para substituí-lo foi o ex-deputado federal Wolney Queiroz.

Bloqueio de bens

Agora o INSS pediu o bloqueio dos bens das entidades investigadas. Ao todo 12 entidades e seis pessoas são objetos de Processos Administrativos de Responsabilização pelo INSS.

Enquanto as associações supostamente teriam feito os descontos irregulares, as seis pessoas facilitaram que os valores fossem retirados dos benefícios.

A medida usa a Lei Anticorrupção, que responsabiliza as empresas juridicamente ao mesmo tempo em que tenta reaver o dinheiro desviado.

Biometria nos desconto do INSS

O presidente do INSS também decidiu bloquear os descontos de empréstimos e financiamentos. Mas, nesse caso o segurado pode solicitar a volta dos descontos, caso eles realmente tenham sido autorizados por ele.

“Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício, podendo ser desbloqueado pelo segurado, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade”, escreveu o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, no despacho que atende a um pedir do TCU (Tribunal de Contas da União)

Porém, para autorizarem que o valor seja retirado de suas contas eles terão que usar a biometria facial. Assim o Instituto consegue comprovar que realmente é o segurado autorizando.

Portanto, para contratar um novo empréstimo, fazer o refinanciamento ou a portabilidade do crédito, o segurado vai precisar fazer a biometria.

Ressarcimento dos valores descontados

A partir da próxima segunda-feira, 13/05, os aposentados e pensionista serão notificados sobre os descontos em seus contracheques. As notificações chegam através do Meu INSS.

Além disso, desde a última quinta-feira, 08, 27 milhões de aposentados estão sendo notificados de que não possuem e nunca possuíram descontos associativo. Portanto, não terão direito ao ressarcimento.

Nesse momento em que o Instituto anuncia a devolução dos valores, também pede que os segurados tenham cuidado com os golpes.

“O INSS não te procurará, não mandará e-mail ou mensagem via Whatsapp, não ligará, não enviará link. Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra link. Ninguém é autorizado a falar em nome do INSS”, destacou o presidente do Instituto.

De acordo com o INSS o pedido de ressarcimento (devolução) deve ser feito pelo Meu INSS ou através da Cental 135.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.